Confira algumas das notícias falsas
- Lady Gaga e intervenção federal
- Lady Gaga e intervenção federal
As montagens em que Gaga parece estar numa videoconferência com Jair Bolsonaro e as capturas de tela que dizem que Stefani Germanotta - nome real da cantora -, supostamente "primeira-ministra do Tribunal de Haia", estaria analisando uma fraude eleitoral no Brasil viralizaram no Twitter.
De acordo com as mensagens, "ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas" após 72 horas de mobilização dos grupos bolsonaristas que têm se manifestado em diferentes pontos do país, motivados por fake news.
"Vamos continuar nas ruas, não podemos desistir", diz ainda a notícia falsa da vez, fomentando a manutenção dos atos golpistas que se alastraram pelo país desde o segundo turno das eleições presidenciais.
As imagens ainda ignoram a inexistência do cargo de "primeiro-ministro" no Tribunal Penal Internacional e erra ao dizer que o artigo 142 da Constituição permite que haja uma "intervenção federal" no país.
- Prisão de Moraes
Circula nas redes sociais, um vídeo onde apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) reagem a uma notícia falsa que anuncia a prisão do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes.
Nas imagens, os apoiadores escutam a notícia da “prisão do ministro em flagrante”. Em seguida, todos comemoram a prisão de Moraes.
- Prisão de Moraes
Nas imagens, os apoiadores escutam a notícia da “prisão do ministro em flagrante”. Em seguida, todos comemoram a prisão de Moraes.
- Christmas
- Christmas
Uma captura de tela de reportagem transmitida na tarde desta quarta-feira pela TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte, tem repercutido nas redes sociais.
A imagem mostra um idoso segurando um cartaz num ato antidemocrático, que contesta o resultado da eleição presidencial, na Avenida Hermes da Fonseca.
No pedido, ele escreveu "intervenção federal 02/11/2022 Natal/RN — Brasil", mas o que realmente chamou atenção na web foi a forma como ele traduziu a mensagem para o inglês: "federal intervention aldready", seguido pela repetição da data e o nome da cidade, "Christmas" — como é chamada em inglês a data em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus, em 25 de dezembro, ou seja, Natal.
- Milhões de seguidores
- Milhões de seguidores
De acordo com dados da ferramenta Crowdtangle, do Facebook, o acréscimo de mais de quatro milhões de seguidores na página do Exército deu-se porque golpistas viralizaram a falsa informação de que, para que possa intervir no cenário político brasileiro, o perfil dos militares precisaria a chegar a marca de 20 milhões de seguidores.
- Morte do presidente eleito
- Morte do presidente eleito
- Live Argentina
- Live Argentina