Jornal Estado de Minas

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Bolsonaro virou em 66 cidades mineiras no segundo turno


A disputa acirrada em Minas Gerais durante o segundo turno das eleições de 2022 foi marcada pelo crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL), que reduziu a diferença para Luiz Inácio da Silva (PT) no estado e no Brasil. Ao todo, o atual presidente conseguiu virar em 66 cidades mineiras, reduzindo o placar que era de 630 a 223 para 564 a 289. Entre os locais onde conseguiu devolver a vitória do petista, estão Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Montes Claros, no Norte do estado.




 
O resultado pontual foi consequência de um esforço em conjunto de Bolsonaro e seus aliados, que investiram em uma campanha intensa entre os dias 2 e 30 de outubro. Porém, assim como no Brasil, o presidente saiu derrotado nas urnas também em Minas. Lula teve 50,20% dos votos válidos em Minas Gerais no segundo turno, enquanto Bolsonaro ficou com 49,80%.
 
Além do apoio do governador Romeu Zema (Novo), do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL) e do futuro senador Cleitinho Azevedo (PSC), o presidente chegou a contar na reta final da campanha com a esposa, Michelle Bolsonaro, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), o ministro da Economia Paulo Guedes e o então candidato a vice-presidente Braga Netto (PL), todos enviados aos estado para atos públicos.



Além disso, o próprio chefe do Executivo nacional visitou Minas Gerais em seis oportunidades, sendo quatro em Belo Horizonte, onde ganhou nos dois turnos. Os outros dois dias foram divididos entre Governador Valadares e Uberlândia, onde também ganhou em ambos os pleitos, além de Juiz de Fora, Montes Claros e Teófilo Otoni, onde tinha sido derrotado por Lula.




 
Das três cidades em que foi derrotado no primeiro turno, Bolsonaro só inverteu o resultado na cidade do Norte de Minas, onde subiu de 44,90% para 51,24%. Destaque também para o município de Nanuque, onde o presidente venceu Lula por apenas um voto.



Bolsonaro venceu em oito das 10 cidades mais populosas de Minas, depois de ganhar em seis delas no primeiro turno, incluindo BH. Na votação de 2 de outubro, o presidente teve maioria dos votos válidos na capital, Uberlândia, Contagem, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga. Já Lula, ficou na frente em quatro: Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Ribeirão das Neves.

No segundo turno, Bolsonaro venceu em BH, Uberlândia, Contagem, Betim, Montes Claros, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga. Enquanto Lula ficou na frente em Juiz de Fora e Ribeirão das Neves.