O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou detalhes do processo de transição de governo nesta terça-feira (8/11). Entre as medidas tratadas pelo companheiro de chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão reuniões com chefes de poderes nesta quarta (9/11), mas sem a presença de Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com Alckmin, o petista terá agenda com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além dos presidentes do Poder Judiciário, Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF); Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e Maria Thereza de Assis Moura, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Questionado sobre a presença do chefe do poder executivo na agenda de Lula, Alckmin não citou Jair Bolsonaro. Após o resultado das eleições, o presidente só fez dois pronunciamentos e, em nenhum deles, reconheceu a derrota no pleito.
Enquanto membros do governo federal e nomes escolhidos pela chapa eleito ao Planalto organizam a transição do poder, manifestantes bolsonaristas protestam em diversos pontos do Brasil contra o resultado das eleições.