O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), afirmou que "faltam detalhes" para o grupo da transição apresentar o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. O parlamentar estava presente em uma reunião do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Segundo o parlamentar, a apresentação de uma PEC é a preferência de Lula, e deve ser apresentada nos próximos dias. A tendência é que o texto parta do Senado e seja apensado a uma proposta já existente na Câmara dos Deputados.
"O caminho pelo Senado é o início, para depois apensar nas PECs que já existem. Você tem uma PEC na Câmara, na comissão especial, que trata sobre transferência de recurso para enfrentar a extrema pobreza. Essa já tem comissão especial criada. Outra PEC que já tem até relator na Comissão de Constituição e Justiça e cumpriu as 10 sessões trata de excepcionalizar recursos das universidades. Você pode alterar o texto para excepcionalizar o programa Bolsa Família", disse.
Reginaldo afirmou que Arthur Lira se mostrou receptivo com a proposta e que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e o ex-ministro Aluísio Mercadante devem dar os direcionamentos da proposta.
Após a reunião com Lira, a cúpula do PT agora se reúne com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Estavam presentes na reunião os deputados Odair Cunha (MG), José Guimarães (CE), Alencar Santana e a presidente da legenda, Gleisi Hoffman (RS). Também compareceu na reunião o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), coordenador da campanha de Lula nas eleições.