O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passou a quarta-feira (9/11) em Brasília para compromissos neste início de transição de governo e dialogar com membros do Congresso Nacional e do Poder Judiciário.
"Estamos empenhados na construção de um futuro melhor para todos os brasileiros e brasileiras, com muita democracia", publicou o petista em suas redes sociais antes dos compromissos. Lula foi acompanhado por aliados e pelo futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena a transição.
Encontro com Lira
A reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP-PR), transcorreu em clima amistoso. Ambos conversaram por cerca de uma hora e meia na residência oficial do parlamentar, no Lago Sul.
Segundo o vice-presidente do PT, José Guimarães, o diálogo com Lira transcorreu tranquilamente. "Clima amistoso, de diálogo, de busca por uma parceria para a construção do Brasil", disse ao deixar o local.
Reunião com Pacheco
Após o primeiro encontro, Lula se dirigiu à residência oficial da Presidência do Senado, que fica a poucos metros de distância, para uma reunião seguida de um almoço com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Weber e Moraes
No fim da tarde, o presidente eleito se encontrou com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os presentes, a presidente do órgão, Rosa Weber. Lula também se encontrou com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
"Hoje em Brasília, seguindo o diálogo com presidentes dos poderes, me reuni agora à tarde com a presidenta do STF, Rosa Weber e ministros da Corte Suprema", publicou.
Hoje em Brasília, seguindo o diálogo com presidentes dos poderes, me reuni agora à tarde com a presidenta do STF, Rosa Weber, e ministros da Corte Suprema.
%u2014 Lula (@LulaOficial) November 9, 2022
%uD83D%uDCF8: @ricardostuckert pic.twitter.com/Kr4UHqDMMA