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Estado de Minas MINEIRO NA TRANSIÇÃO

Alexandre Silveira é indicado para área de Infraestrutura da transição

O senador de Minas Gerais pelo PSD fez parte da campanha de Lula no estado e foi o autor da PEC que ampliou o Auxílio Brasil


14/11/2022 17:32 - atualizado 14/11/2022 20:11

Lula e Alexandre Silveira abraçados olhando para a frente e sorrindo
Alexandre Silveira foi o candidato ao Senado por Minas Gerais apoiado por Lula no pleito deste ano (foto: Ricardo Stuckert/PT)
O senador de Minas Gerais Alexandre Silveira (PSD) vai compor a área de Infraestrutura da equipe de transição do próximo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito hoje (14/11) pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB).
 
De acordo com o Senador, a equipe de Infraestrutura da transição tem a meta de "recuperar a capacidade de investimentos", para que o país possa crescer, gerando renda e empregos. 
 
“O objetivo do governo Lula é recuperar a capacidade de investimentos. O Poder Público precisa ser indutor de crescimento nacional, gerando renda, emprego, tornando o país atrativo para investimentos privados, imprescindíveis ao crescimento econômico e a altura das nossas potencialidades, com consequente melhoria na condição de vida de brasileiras e brasileiros”, afirmou o senador. 



Silveira ainda ressaltou que a prioridade será preparar um diagnóstico com a atual situação, principalmente, das estradas do país. De acordo com a pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 66% das rodovias brasileiras estão em condições classificadas como regular, ruim ou péssimo. 

“Assistimos nos últimos anos um verdadeiro abandono das nossas rodovias em todo o país, onde ficaram muitas vezes, inclusive, sem a manutenção adequada. Em Minas Gerais, por exemplo, tivemos dezenas de pontos que ficaram interditados por vários dias devido às chuvas no início do ano. Para este ano, o governo federal estabeleceu apenas R$ 5,79 bilhões para o segmento. O investimento no setor chegou a ser de R$ 33,37 bilhões em 2012”, pontuou.  
“Será um grande desafio encontrar soluções viáveis para a retomada dos investimentos, principalmente nas rodovias. Sabemos da importância dos investimentos nos outros modais, como o ferroviário, mas é urgente a necessidade da volta dos investimentos nas rodovias. Vamos trabalhar para buscar os dados necessários e para apontar possíveis soluções para o governo do presidente Lula”, completou.

Quem é Alexandre Silveira?

Alexandre Silveira é mineiro e senador da República pelo PSD. Foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2004, no primeiro mandato do presidente Lula. O senador é delegado-geral de polícia e foi delegado de Trânsito. Como deputado federal, Silveira também foi vice-presidente da Comissão de Infraestrutura na Câmara Federal, onde apresentou propostas para melhorias na área de infraestrutura.  

Silveira, que tentou a reeleição ao Senado no pleito deste ano, foi parte importante da campanha de Lula em Minas Gerais. Junto ao ex-candidato ao governo do estado, Alexandre Kalil (PSD), o senador ajudou o petista a ampliar seus votos no interior de Minas Gerais e continuou sendo parte da campanha mesmo não eleito para os próximos quatro anos no Congresso Nacional. 

A passagem pelo Senado foi rápida. Silveira assumiu a cadeira neste ano, após o titular Antônio Anastasia (PSDB-MG) ocupar a vaga de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Apesar disso, o senador teve uma participação importante na ampliação do Auxílio Brasil, do governo federal. 
Ele apresentou o Projeto de Lei nº 625/2022, que pretendia disponibilizar a 13ª parcela do Auxílio Brasil. Além disso, Silveira conseguiu aprovar a Proposta de Emenda à Constituição  (PEC) 1/2022, apresentada por ele, que amplia o pagamento de benefícios sociais à população.

A PEC garantiu o aumento de R$ 200 no pagamento do Auxílio Brasil, a duplicação do valor pago do auxílio-gás e a criou o “voucher caminhoneiro”, no valor de R$ 1.000, com o objetivo de diminuir o valor do frete e frear a pressão sobre a inflação e o preço dos alimentos.


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