Leia Mais
Lula discursa hoje na COP27 em meio a impasse climático entre paísesPEC da Transição deve ser apresentada nesta quinta-feira (16/11)COP27: Lula conversa com enviados do clima dos Estados Unidos e da China Decisão histórica: COP27 cria fundo para reparar perdas e danos climáticosJoaquim Leite deixa a COP27 antes do fim das negociaçõesMourão sobre silêncio de Bolsonaro após derrota: 'Retiro espiritual'Mourão sobre derrota de Bolsonaro: 'Falava mal de vacina'Equipe de esporte da transição cancela reunião após morte de Isabel SalgadoIsabel Salgado, integrante da equipe de transição, morre aos 62 anosAbstenção nas eleições seguiu padrão internacional, diz diretor da QuaestLula pedirá à ONU para que a COP de 2025 seja feita na Amazônia"O Brasil está saindo do casulo, o qual ele foi submetido nos últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado. O Brasil é muito grande, tem uma cultura extraordinária. O Brasil é um país mega diverso. O país é resultado da miscigenaçao mais extraordinária, essa mistura de índios, negros e europeus que permitiu o nasicmento de gente tão extraordinária", discursou Lula.
"O Brasil não pode ficar isolado como ficamos nos últimos quatros anos o Brasil não viaja para nenhum país e nenhum país viajava para o Brasil. Era como se nós tivéssemos sofrendo um bloqueio e o bloqueio não era um bloqueio econômico, político. Era simplesmente um bloqueio contra a democracia, contra o negacionismo, contra um governo que não fazia nenhum motivo, nenhuma razão, nenhum esforço para conversar com o mundo", completou.
Relações internas
Durante o encontro, Lula disse que o país voltará a ser "democrático" com os seus representantes. Em seguida, o petista disparou críticas a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) e alegou que o atual presidente não buscou dialogar com os governadores durante a sua gestão.
O petista disse que durante o seu governo não pretende fazer nada sem conversar e entrar acordo com os governadores. Lula afirma que as relações são importantes para saber as necessidades das cidades e com isso propor soluções.
"Não é possível que um Presidente da República não faça reuniões de quanto em quanto com governadores. Não é possível que um Presidente da República pense que é capaz de governar o brasil, sem levar em conta a necessidade dos estados e dentro dos estado a necessidade das cidades. É lá que está o problema do povo, na cidade que o povo quer saúde, povo quer educação, quer transporte, quer qualidade de vida", disparou Lula.
Lula na COP27
Lula recebeu na COP27 uma carta de compromisso dos governadores da Amazônia Legal. O encontro "Carta da Amazônia - uma agenda comum para a transição climática", foi realizado na manhã desta quarta-feira (16), junto com os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).