Integrante da equipe de Comunicação da transição de governos, o deputado mineiro André Janones (Avante), que coordenou as redes sociais do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante campanha, afirmou, nesta quarta-feira (16/11), que o compromisso do grupo é estruturar uma estratégia para as redes sociais e para todo o governo.
Para Janones, essa será um complemento à política de comunicação social.
“Ao se ter a estrutura oficial do Ministério das Comunicações, os meios já existentes, eles continuam tendo o valor deles.“Não é substituir um pelo outro, mas sim agregar, não fechar os olhos para a realidade das redes sociais hoje – que já são um veículo”, afirmou em entrevista a jornalistas.
Para Janones, o governo Bolsonaro era bem sucedido nas redes mas “deixava a desejar” na comunicação institucional, na qual ele classificou como “tradicional”.
“E acho que o papel não é trocar, e sim modernizar, trazer para o século XXI as duas comunicações [institucional e redes sociais]”, disse.
Janones também relembrou que a pauta da modernização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que controla a TV Brasil, está sendo discutida. Para ele, toda a sociedade deve participar do debate.
Ao falar sobre economia, Janones relembrou a importância de “popularizar” certos temas. “Vou pegar alguns dados relacionados a questões econômicas e levar ao público de uma maneira mais popular. Eu não posso usar na internet o termo desindexação que as pessoas não vão entender.”