O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta sexta-feira (18/11) com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. No encontro, que ocorreu em Lisboa, o português comentou que o mundo estava “com saudade do Brasil” e que, agora, os dois países precisam “recuperar o tempo perdido”.
Costa sinalizou ainda que Portugal faz planos de estreitar o relacionamento com o Brasil. “Portugal tinha muita saudade do Brasil, há muito tempo estamos juntos. Eu, pessoalmente, tinha muita saudade do presidente Lula. Por isso quero agradecer essa oportunidade de recuperar o tempo que perdemos, que estivemos afastados. Temos muito a fazer em conjunto.”
Na ocasião, Lula ressaltou que o Brasil ficou isolado do mundo nos quatro anos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Fiquei muito emocionado quando fiz o discurso na COP27, no Egito, e o povo gritava: ‘O Brasil voltou’. Era muito marcante para mim porque fazia quatro anos que o Brasil estava totalmente isolado do mundo. Nenhum país que sofreu bloqueio nesses últimos 30 anos teve o isolamento que o Brasil sofreu por culpa do próprio governo brasileiro. Não foi o mundo que isolou o Brasil, foi o Brasil que se isolou”, comentou.
Lula tem agenda em Portugal também neste sábado (19/11), quando vai se encontrar com a comunidade brasileira no Instituto Universitário de Lisboa.