SÃO PAULO - Em reunião nesta sexta-feira (25), as centrais sindicais decidiram em conjunto que vão pedir ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o salário mínimo de 2023 seja de R$ 1.342. Elas vão apresentar a ele a proposta em dezembro, em reunião presencial.
Leia Mais
Frota sobre saída da transição: 'Pagando o preço de ser diferente'Lula, Zema, Tebet e Moro postam fotos com a camisa do Brasil; veja galeriaLula diz que Brasil vai vencer a Copa do Mundo e analisa rivaisLíder do PT na Câmara: 'Sérvia vai entrar com pedido para anular 2º tempo'Ciro Nogueira: 'Sai Guedes, entra Haddad? Sai Neymar, entra Seu Boneco'Richarlison e Flávio Bolsonaro brigam na Justiça por imóvel no Rio? EntendaCármen Lúcia rebate Mendonça sobre preconceito religioso
Com relação aos demais anos, as centrais defendem a abertura de uma mesa de negociação para a definição de uma nova política.
Leia: PEC deve propor salário mínimo de R$ 1.320 para 2023, diz aliado de Lula
Na reunião, dirigentes defenderam apresentar a Lula a realização de um revogaço, com questões pontuais em relação à reforma trabalhista (como a volta da ultratividade e as homologações no sindicato), mas que também envolva temas referentes a segurança e saúde do trabalho.
Outros ponderaram, no entanto, que a atual composição do Congresso, mais conservadora, dificultaria uma ação do tipo.
Leia: 13º salário: Saiba quem pode receber e a melhor forma de usar o dinheiro
As centrais sindicais também decidiram apoiar a PEC de Transição.