O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (30/11), o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL). O encontro se deu no hotel em que Lula está hospedado, na região central de Brasília. Nenhum dos dois comentou o encontro à imprensa, mas assessores informaram que a pauta foi a governabilidade do novo governo, que assume em 1º de janeiro de 2023. Nesse contexto está a necessidade de aprovação da PEC da Transição, que libera recursos do Orçamento para pagar o Bolsa Família a partir do ano que vem e verbas para investimentos e retomada de serviços ameaçados de paralização por falta de previsão orçamentária.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com a mesma pauta. O encontro com os dois presidentes do Poder Legislativo se dá um dia após o PT definir formalmente o apoio do partido à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara. A reeleição de Pacheco para o Senado também contará com o apoio do partido do presidente eleito.
À tarde, também no hotel, Lula conversa com o presidente do Senado, Essa é a segunda vez que Lula se encontra com os dois políticos. Na primeira vinda dele a Brasília, uma semana depois da eleição em segundo turno, Lula foi pessoalmente à residência oficial da Câmara e do Senado para uma visita. A aprovação da PEC até meados de dezembro é a prioridade do governo de transição, que ainda não sabe qual o montante de recursos que poderá ser mobilizado para atender demandas urgentes da máquina pública a partir de janeiro.
Lula ficará na capital até sexta-feira (2/12), articulando diretamente a montagem da futura equipe ministerial e da base de apoio político no Congresso. Políticos que participam dos trabalhos do gabinete provisório, no CCBB, indicam que o presidente eleito deve começar a anunciar seu time de governo a partir do início da semana que vem. Nessa primeira lista, são esperados os nomes para os ministérios da Fazenda e da Defesa.