O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (5) com Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, no hotel Meliá Brasil 21, em Brasília.
QUEM PARTICIPA?
Além de Lula, participam do encontro o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, o senador Jaques Wagner (PT-BA), o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e o diretor-sênior para assuntos do hemisfério ocidental do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Juan Gonzales.
Antes desta reunião, o senador Jaques Wagner (PT-BA) se encontrou com Sullivan.
ENCONTRO DE BIDEN E LULA
Leia Mais
Paulo Guedes ameaça deixar o Brasil após posse de LulaMilitares agiram do início ao fim do governo contra sistema eleitoralCiro Nogueira não irá à posse de Lula: ' Vou ficar os 4 anos na oposição'EUA gostariam de receber Lula na Casa Branca logo no início do governoCristina Kirchner: 'Se Bolsonaro fosse mulher já estaria preso'Assim como Bia Kicis, Cabo Junio Amaral tem redes sociais suspensasBia Kicis diz que Moraes determinou bloqueio de suas redes sociaisBolsonaro chora durante cumprimentos aos oficias das Forças Armadas
O governo americano descreveu o encontro entre Lula e Sullivan como um "seguimento" ao telefonema do presidente dos EUA, Joe Biden, a Lula após sua vitória nas eleições.
Biden prometeu manter contato com Lula durante o período da transição de governo, ainda de acordo com a nota.
"Durante as reuniões, Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo mudanças climáticas, segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia e a gestão da migração regional", disse, em comunicado, a gestão Biden.
Governo Bolsonaro. Sullivan também vai se reunir com o secretário de Assuntos Estratégicos do governo Jair Bolsonaro (PL), almirante Flávio Rocha, na parte da tarde.