O Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT no Congresso decidiu apoiar o nome do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) para ocupar o Ministério da Educação. Lopes está entre os cotados para assumir a pasta, ao lado de Izolda Cela e Ricardo Henriques.
Em mensagem enviada ao diretório nacional do PT nesta terça-feira (6), a deputada federal Rosa Neide (PT-MT) disse que o núcleo, que agrega parlamentares e dirigentes de entidades de educação do país, decidiu por unanimidade indicar o nome de Lopes. A parlamentar é coordenadora do grupo.
Líder do PT na Câmara, Lopes saiu fortalecido das eleições por ter coordenado a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais. A vitória sobre Jair Bolsonaro (PL) no estado foi decisiva para que ele fosse reeleito.
Leia Mais
Macaé Evaristo vai compor área da Educação na equipe de transição de LulaLula rebate Bolsonaro sobre Nordeste: 'Nunca se preocupou com educação'Orçamento para 2023 terá cortes na saúde e na educação, diz secretárioPosse de Lula tem 11 chefes de Estado confirmados; expectativa é de recordeAtor Maurício Mattar protesta em frente a quartel contra eleição de Lula Eduardo Bolsonaro sobre a PEC da transição: "Fake news"A governadora do Ceará e seu marido, Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral, desenvolveram diversos projetos ao longos dos anos com a fundação. Em evento recente da Lemann, ela foi recebida com gritos de "ministra", como mostrou reportagem de O Estado de S. Paulo.
Para uma parte do PT, a fundação é vista como representante da lógica privada na educação pública, o que pesa negativamente na indicação de Izolda para o ministério.
Izolda é egressa do PDT, partido que deixou após romper com Ciro Gomes por não conseguir se candidatar à reeleição.