O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta sexta-feira (9/12), o nome de Mauro Luiz Iecker Vieira, 71 anos, como futuro ministro das Relações Exteriores. Atualmente, Vieira é embaixador do Brasil na Croácia. Ele assumirá o cargo no Palácio do Itamaraty em 1º de janeiro de 2023.
Leia Mais
Quem é Flávio Dino, ministro da Justiça de LulaQuem é Rui Costa, escolhido por Lula para a Casa CivilFernando Haddad será pela segunda vez ministro do governo LulaMúcio anuncia comandantes das Forças Armadas no governo Lula; veja os nomesQuem é José Múcio Monteiro, ministro da Defesa de LulaFlávio Dino indica delegado Andrei Rodrigues para a direção da PFLula faz piada ao beber água: 'Meu adversário achava que era cachaça'
Carioca, ele é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense e diplomada de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco. Vieira foi embaixador do Brasil na Argentina entre 2004 e 2010, e nos Estados Unidos entre 2010 e 2015.
Vieira tem bastante prestigio entre os diplomatas. Em janeiro de 2016, Michel Temer o nomeou para um cargo de representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).
Relação com Lula e missão no Itamaraty
O Itamaraty é um dos pontos de atenção de Lula para o próximo governo. Isso porque, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Brasil enfraqueceu laços com diversos países parceiros, ocasionado, principalmente, por embates do presidente e de membros do clã Bolsonaro com lideranças internacionais.
Durante passagem pela COP-27, no Egito, em novembro, Lula citou diversas vezes que “o mundo estava com saudades do Brasil” e destacou a importância que será “reconstruir” a imagem do país frente à comunidade internacional.
Escolhido para a célebre missão, Mauro Vieira conquistou a confiança de Lula, principalmente, durante o período em que o petista esteve preso em Curitiba.
Segundo o blog de Gerson Camarotti, no G1, um interlocutor do petista disse que Mauro Vieira ligava "constante para Lula" durante a prisão, em um período em que muitos se afastaram do ex-presidente. "O Lula tem essa relação de afeto com as pessoas", disse a fonte.
Como chanceler, Vieira deve acompanhar Lula nas viagens internacionais, como a que deve ocorrer em janeiro de 2023 para os Estados Unidos, onde a comitiva brasileira se encontrará com o presidente Joe Biden.