Nesta sexta-feira (9/12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou a apoiadores pela primeira vez após a derrota nas eleições. Próximo ao Palácio da Alvorada, ele comentou sobre o silêncio de mais de um mês após a tentativa frustrada de reeleição.
“Se algo deu errado, é porque eu perdi a minha liderança [...] Eu me responsabilizo pelos meus erros, mas peço a vocês: não critiquem sem ter certeza absoluta do que está acontecendo”, disse.
O presidente ainda disse que as Forças Armadas estão unidas e devem lealdade ao povo e à constituição. Em outro momento, ele pergunta “o que aconteceu” e recebe dos apoiadores respostas alegando ‘roubo’ e ‘fraude nas urnas.
“Coisas que a gente não esperava em condições normais. Aconteceu. Nunca vi no mundo as pessoas irem às ruas para um presidente ficar. Eu só vi, ao longo de 67 anos, o povo ir às ruas para tirar presidente”, complementou Bolsonaro.
Em vários pontos do Brasil, apoiadores do presidente permanecem em acampamento pedindo intervenção militar em manifestações que não aceitam o resultado das eleições. Ruas e estradas também foram bloqueadas por bolsonaristas enquanto o presidente permaneceu sem falar após a derrota.
Bolsonaro chegou a aparecer em algumas ocasiões em eventos públicos, a maior parte deles em cerimônias militares, mas não falou em nenhuma ocasião.