Jornal Estado de Minas

'SÓ HOMENS BRANCOS'

Ciro Nogueira ironiza primeiros ministros anunciados pelo governo Lula


O ministro-chefe da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL), Ciro Nogueira (PP-PI), foi às redes sociais comentar as escolhas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para os ministérios.

Nogueira ironizou as decisões de Lula e questionou se ele não iria mudar a "cara do governo misógino". Até então, os cinco ministros anunciados são homens brancos.







"O ministro da área econômica, o da Justiça e chefe da PF, o da Defesa e chefe das FFAA, o chefe da Casa Civil, coração do governo, e o das Relações Exteriores: todos homens e brancos. Não iam mudar o governo 'misógino'?", escreveu Ciro no Twitter.

"A verdade é uma só: o governo eleito já fez sua opção por homens brancos para comandar o coração do governo. Apesar dos discursos, podem até trazer mulheres e minorias. Será só propaganda e na periferia do poder real", completou.

Governo Lula


Lula já havia afirmado que o governo terá a "cara da sociedade brasileira" ao contemplar "mulher, homem, negro, índios". De acordo com a Folha de S.Paulo, a cantora Margareth Menezes aceitou o convite para ser ministra da Cultura, mas o anúncio ainda não ocorreu.



Lula anunciou cinco ministros nessa sexta-feira: Fernando Haddad (PT), para a Fazenda; José Múcio Monteiro, para a Defesa; Flávio Dino, para a JustiçaRui Costa, para a Casa Civil e Mauro Vieira, para o Itamaraty. Eles assumem os cargos partir do dia 1º de janeiro de 2023.