Cotado para chefiar o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, se reúne na manhã desta quarta-feira (14/12) com o presidente eleito em Brasília.
Ao chegar ao hotel onde o petista está hospedado, Josué confirmou à Folha de S.Paulo que iria se encontrar com o presidente eleito. Segundo aliados de Lula, ele deverá formalizar o convite ao empresário.
Leia Mais
Bruno Dantas assume presidência do TCU em cerimônia com Lula e MoraesEx-ministro da Saúde, José Saraiva Felipe é entrevistado pelo EM hojeMilitares esperam ordem de Lula para acabar com atos em quartéisDeputados veteranos se preparam para deixar a Assembleia de MinasAliados próximos ao presidente eleito acreditam que ele gostaria de ver Josué como ministro. No entanto, segundo interlocutores do empresário, ele estaria reticente em aceitar o convite - e tudo irá depender da conversa que tiver com o petista.
LEIA: Lula diz que deve indicar ministros políticos depois da PEC da Transição
Petistas acreditam no poder de convencimento do presidente eleito, embora Josué Gomes tenha alegado dificuldade de abandonar o comando das empresas. Ele é presidente da Coteminas e está à frente da Fiesp desde o início de 2022 - seu mandato vai até 2025.
Nas conversas, Lula costuma exaltar a relação com o pai do empresário.
Para aliados de Josué, essa poderia ser uma saída honrosa para a crise que ele enfrenta dentro da federação. Por isso, o empresário estaria inclinado a aceitar o convite, dependendo da estrutura do novo ministério.
LEIA: MDB briga por 3 ministérios no governo Lula e um deles será de Simone Tebet
Nos últimos meses, Josué Gomes tem sofrido pressão na Fiesp. Sindicatos de oposição à gestão do empresário publicaram no domingo (11/12) convocação de uma assembleia extraordinária no próximo dia 21 para discutir a conduta do presidente da entidade - e que poderá resultar em sua destituição.