O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está querendo "imitar" o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao recusar sair do Palácio da Alvorada. Segundo o parlamentar, neste período de transição de governo, já era para o presidente Bolsonaro estar desocupando a residência oficial da Presidência para seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao comentar a resistência de Bolsonaro em sair da Alvorada, Randolfe escreveu em suas redes sociais que assim como nos Estados Unidos, o Brasil tem "mecanismos para desalojar um inquilino indesejado".
"Já deu a hora de sair! É comum que o atual presidente desocupe o Alvorada já nesse período. Mas Bolsonaro quer imitar Trump com o famoso 'simplesmente não vou sair'! Só uma dica: assim como nos EUA, a Democracia brasileira tem mecanismos para desalojar um inquilino INDESEJADO", escreveu o senador em seu Twitter, nesta quarta-feira (14/12).
Já deu a hora de sair! É comum que o atual Presidente desocupe o Alvorada já nesse período. Mas Bolsonaro quer imitar Trump com o famoso "simplesmente não vou sair"! Só uma dica: assim como nos EUA, a Democracia brasileira tem mecanismos para desalojar um inquilino INDESEJADO %uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFC
%u2014 Randolfe Rodrigues (@randolfeap) December 14, 2022
Trump e a derrota das eleições
Ao perder as eleições para o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 2020, Trump incentivou que os seus apoiadores "protestassem" contra o resultado. Com isso, trumpistas invadiram o Capitólio, em Washington, alegando fraude nas eleições presidenciais.
O Capitólio abriga Senado e Câmara e é onde acontece a posse do presidente eleito. A invasão ocorreu em 6 de janeiro de 2021, justamente na a data em que as duas casas legislativas se reuniriam para ratificar a vitória de Joe Biden.