(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS EM BRASÍLIA

Viana constrói PEC para impedir manifestações políticas de ministros do STF

Senador mineiro diz que há 'ativismo judicial' por parte de integrantes da Corte e conseguiu assinaturas necessárias para iniciar a análise da proposta


15/12/2022 17:14 - atualizado 15/12/2022 18:36

O senador mineiro Carlos Viana, do PL
Após disputar o governo mineiro, Carlos Viana tem mais quatro anos de mandato como senador (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 17/9/22)

O senador mineiro Carlos Viana (PL) apresentou, nesta quinta-feira (15/12), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de se manifestarem publicamente sobre preferências políticas. Segundo Viana, a ideia foi sugerida com o objetivo de combater o que ele chama de "ativismo judicial".



No documento, o senador lista uma série de situações em que, para ele, o dito "ativismo judicial" é visto. Um dos exemplos é o inquérito das fake news, aberto pela Suprema Corte em 2019 para investigar a disseminação de notícias falsas a respeito dos magistrados do Tribunal.

"Por todo o exposto, entendemos que a atual situação atinente ao STF não pode continuar, em razão de corrermos riscos de rupturas institucionais se a preponderância do poder político do STF se sobrepuser aos demais poderes e às escolhas eleitorais".

 

Carlos Viana foi candidato ao governo mineiro neste ano. Ele teve o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas terminou na terceira colocação. Romeu Zema (Novo) foi reeleito em primeiro turno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)