O Senado divulgou o roteiro da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro. O cronograma previsto tem início às 13h30 com a chegada de autoridades, convidados e chefes de Estado ao Congresso Nacional, e se encerra com a ida de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) ao Palácio do Planalto às 16h20.
Em sua conta no Twitter, Lula fez nesta sexta-feira (16/12) uma convocação para que seus apoiadores compareçam à Esplanada dos Ministérios a partir das 11h para acompanhar a posse.
No dia 1º de janeiro, a posse é do povo brasileiro. Nos encontramos em Brasília! %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 #FestivalDoFuturo #PosseDoLula pic.twitter.com/7MRWO73gwm
%u2014 Lula (@LulaOficial) December 16, 2022
O cortejo com Lula e Alckmin terá início na Catedral Metropolitana de Brasília às 14h30, em carro aberto, em direção ao Congresso Nacional. Ambos serão recebidos pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A sessão solene da posse terá início às 15h, com a leitura e assinatura do termo da posse e pronunciamentos de Lula e Pacheco.
Após a sessão solene, presidente eleito e vice vão à área externa do Palácio do Planalto, onde recebem as honras militares antes de subir a rampa. Além do Congresso, Lula e Alckmin também participarão de solenidades no Planalto e no Itamaraty.
Em paralelo, ocorre na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas e transmissão da posse. O evento terá início às 12h.
Veja o cronograma da posse no Congresso Nacional
- 13h45 às 14h30 - Chegada dos chefes de Estado e de governo (Anexo I do Senado)
- 13h30 às 14h30 - Chegada de autoridades e convidados (Salão Branco do Congresso)
- 14h20 às 14h30 - Chegada de Lula e Alckmin (Catedral Metropolitana de Brasília)
- 14h30 - Saída do cortejo com Lula e Alckmin rumo ao Congresso (Catedral Metropolitana de Brasília)
- 14h40 - Chegada de Lula e Alckmin ao Congresso Nacional, com receptivo dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
- 15h - Início da sessão solene da posse presidencial: Execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento.
- 15h50 - Ida de Lula e Alckmin para a sala de audiências da Presidência do Senado
- 16h00 - Deslocamento de Lula e Alckmin da sala de audiências para a área externa do Palácio
- 16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares
- 16h20 - Ida de Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto