O papa Francisco disse em entrevista ao jornal espanhol ABC que o processo que levou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à prisão em 2018 começou por causa de uma fake news.
O pontífice afirmou também que notícias falsas sobre líderes políticos são gravíssimas. "Eles podem destruir uma pessoa", disse.
Leia Mais
Como os planos de Lula podem afetar os rumos do metrô de BH e da CeasaLula diz estar feliz com título da Argentina na Copa: 'Messi merecia muito'Aliados de Dilma afirmam que ex-presidente não pediu cargos a LulaLula e Lira se reúnem para tratar da votação da PEC da TransiçãoDeputados querem sessão solene em homenagem ao Papa FranciscoDesinformação contamina eleições em todo o mundo com táticas trumpistasMoraes: 'TSE mostrou que redes sociais não são terra sem lei'Doces de Carmo do Rio Claro serão servidos na posse de LulaVídeo: PM debocha de bolsonarista: 'Suma, patriotário'
Leia: Em seu discurso de vitória, Lula cita Papa Francisco e Jesus Cristo
Em abril de 2018, Lula foi preso pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Após 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, Lula foi solto, em 2019.
Leia: Lula parabeniza papa Francisco pelo aniversário de 86 anos
Em 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a decisão da Segunda Turma da corte de declarar a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condução do processo que levou Lula à prisão.
Em janeiro de 2022, a justiça arquivou o processo contra Lula no caso do tríplex. A juíza do caso concordou com manifestação do MPF (Ministério Público Federal), que havia pedido a prescrição do caso.
Leia: Aliados de Bolsonaro: 'Só o Papa' pode liberar Maduro para posse de Lula