Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Michelle Bolsonaro é vaiada e aplaudida em diplomação no DF

Sob um misto de vaias e aplausos, a primeira-dama Michelle Bolsonaro compareceu à diplomação dos eleitos no Distrito Federal, na noite desta segunda-feira (19/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 





Assim que sua presença foi anunciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Roberval Belinati, apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se revezaram em palavras de ordem. 
 
Pelo lado a favor do petista, foi possível ouvir gritos como "fora, Bolsonaro!". Vindo dos que apoiam o atual chefe do Executivo, houve um coro de "mito!" e "Lula, ladrão! Seu lugar é na prisão!". 
 
 

O que é a diplomação?

A diplomação é um passo fundamental para que o eleito possa assumir o mandato. A entrega do documento atesta que o candidato está apto para exercer o cargo para o qual foi escolhido pela população e que cumpriu, exceto em casos em que ainda cabem julgamentos, todas as exigências da Justiça Eleitoral.




 

Além do governador reeleito, Ibaneis Rocha (MDB), que está com covid-19 e estará representado pelo advogado Bruno Rangel, foram diplomados os outros 36 candidatos eleitos neste ano no DF, como a futura vice-governadora, Celina Leão (PP), a futura senadora Damares Alves (Republicanos) - assim como um de seus suplentes -, e  os deputados federais e distritais.