Jornal Estado de Minas

CAPITAL MINEIRA

Zema acerta com Alckmin: 'Leilão do metrô de BH será nesta quinta'

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comentou em suas redes sociais, nesta terça-feira (20/12), que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) garantiu que o leilão de expansão da malha metroviária de Belo Horizonte está mantido para esta quinta-feira (22/12).



"Leilão para a expansão do metrô de BH será nessa quinta, dia 22. Confirmei com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que o governo Federal vai seguir o projeto que os mineiros esperam há mais de 20 anos", escreveu Zema.

Como o Estado de Minas informou mais cedo, o pessebista chegou a enviar ao atual ministro da Economia, Paulo Guedes, um pedido para que o leilão que trata da privatização da CBTU Minas e da concessão do metrô da capital fosse adiado, o que desagradou o governo Zema. 

 

Leia mais: BH: Metroviários aprovam retorno integral na sexta se o leilão for suspenso

 

O argumento de Alckmin era de que a medida teria impacto nas ações do futuro governo Lula e que a avaliação deveria ficar a cargo dos próximos políticos.





Metroviários

O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) acertou, em assembleia, que a greve do metrô de Belo Horizonte será mantido até a data do leilão. Caso seja confirmada a venda da empresa para a inciativa privada, a manifestação segue com escala mínima. Eles afirmam que retomam as atividades caso o leilão seja suspenso.

A medida tem gerado reclamações de Romeu Zema que disse durante evento no Palácio da Liberdade, na capital mineira, nesta terça (20/12), que existem pessoas "tentando evitar que aconteça" a expansão do metrô.