O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria decidido escolher o senador mineiro Alexandre Silveira (PSD) para ocupar o Ministério das Minas e Energia. Coordenador político da campanha de Lula em Minas no segundo turno, Silveira esteve, desde o início da transição, cotado para um posto na Esplanada dos Ministérios.
Nesta quinta-feira (22/12), Lula anunciou mais 16 nomes que vão compor o governo. Segundo apurou o Estado de Minas junto a fontes ligadas ao PSD e ao PT, a indicação de Silveira para as Minas e Energia já é tida como certa.
Ex-diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Silveira era cotado para chefiar a pasta de Infraestutura. A pasta, porém, será desmembrada — Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo, por exemplo, vai ocupar o setor de Portos e Aeroportos.
Senador deve ser ficha 1 do PSD
Leia Mais
Alckmin: 'Governo andou para trás, tivemos retrocesso em muitas áreas'Ministério de Lula terá Alckmin e irmã de Marielle. Veja nomesLula escolhe petista Wellington Dias para ministério pleiteado por TebetCiro Nogueira manda Lula trabalhar e descer do palanquePT predomina nos ministérios de Lula até o momentoQuem é Luciana Santos, que será a nova ministra de Ciência e TecnologiaSilveira atuou como freio para barrar tentativas do governador Romeu Zema (Novo) de atrair prefeitos mineiros à campanha de Jair Bolsonaro (PL).
Durante o segundo turno, ele fez diversos contatos com prefeitos e lideranças de consórcios regionais para manter a vantagem que Lula havia conquistado em Minas no primeiro turno.
O senador foi procurado pela reportagem, mas ele não quis comentar a situação. Silveira só deve se posicionar após a definição oficial de seu futuro.