A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (22/12), o Projeto de Lei 4.115/2022, que aumenta o salário de todo o quadro de deputados estaduais, a partir de janeiro de 2023. Sem reajuste há oito anos, os honorários dos parlamentares terão um salto de mais de 37%.
Leia Mais
Especialistas criticam reajuste salarial da elite do funcionalismo público Ao vivo: Governo Lula anuncia novos ministros em entrevista coletivaCongresso Nacional promulga PEC da Transição com R$ 145 bi fora do tetoPT insiste em Tebet no Meio Ambiente e quer Marina na autoridade climáticaSenador Carlos Viana comemora leilão do metrô de BHCentrão, PSD, MDB, União e Rede ainda estão fora de ministérios de LulaO aumento segue na mesma proporção estabelecida pela Câmaral dos Deputados, em Brasília. Nesse caso, o salário dos parlamentares federais, em até quatro anos, vai saltar para R$ 46 mil.
A proposta foi aprovada com 52 votos. Cinco parlamentares reprovaram o texto e outros 20 não votaram ou faltaram à sessão. O salário dos deputados estaduais, que recebem 75% dos federais, não tinha reajuste desde 2015.
Os parlamentares justificam o aumento como forma de corrigir as perdas com a inflação.
Aumento para os servidores do Legislativo
Outro projeto de autoria da Mesa da Assembleia, aprovado nesta quinta-feira (22/12), foi o reajuste salarial a servidores do Legislativo.
O PL 4.116/22 corrige em 3,05% o índice básico utilizado para calcular a remuneração dos servidores da Secretaria da Assembleia Legislativa.