Sonia Guajajara (PSOL-SP) confirmou hoje (29/12), por meio das redes sociais, que vai ser a ministra dos Povos Indígenas no novo governo. O anuncio da deputada federal eleita por São Paulo foi feito antes do pronunciamento de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para divulgar os últimos nomes dos ministérios do novo governo.
Leia Mais
Carlos Lupi, presidente do PDT, confirma que será ministro da PrevidênciaDez medidas emergenciais na saúde que Lula deve adotar no início do mandatoPosse de Lula: veja os itens proibidos na EsplanadaEm suas redes sociais, Guajajara disse que é uma honra assumir o ministério. Ela destaca que a criação da pasta e a nomeação são uma conquista pessoal e coletiva dos povos indígenas.
"Mais do que uma conquista pessoal, esta é uma conquista coletiva dos povos indígenas, um marco na nossa história de luta e resistência. A criação do Ministério dos Povos Indígenas é a confirmação do compromisso que o presidente Lula assume conosco, garantindo a nós autonomia e espaço para tomar decisões sobre nossos territórios, nossos corpos e nossos modos de viver", escreveu a futura ministra.