O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou nesta quinta-feira (29/12) luto de três dias em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
O maior atleta de todos os tempos morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon, segundo o hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Leia Mais
Morte de Pelé: as mensagens de políticos em homenagem ao Rei do FutebolPolítica também marcou trajetória de PeléMelhor que Messi? O desconhecido argentino que impressionou Maradona e PeléLula vai ao velório de Pelé na Vila Belmiro, nesta terça-feira (3/1)Pelé não morreu, apenas partiuNasa homenageia Pelé com imagem de galáxia colorida com as cores do BrasilGoverno de Minas Gerais decreta três dias de luto pela morte de PeléBolsonaro lamenta morte de Pelé e presta homenagem em suas redes sociaisMorte de Pelé: posse dificulta presença de Lula em velórioBolsonaro publicou um decreto em edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta-feira para decretar o luto no país.
"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol".
Pelé foi eleito o "Atleta do Século" em 1980 pelo jornal francês L'Équipe. O rei do futebol, como ficou conhecido, venceu as copas de 1958, 1962 e 1970. Na primeira, com apenas 17 anos, foi um dos principais destaques da seleção.
Na seguinte, se machucou no início da competição e o craque do time foi Garrincha. Em 1966, se lesionou mais uma vez e teve uma participação tímida na Copa. Em 1970, porém, foi o grande craque da equipe que deu o tricampeonato para o Brasil.
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Comunicação Social do governo havia emitido nota para lamentar a morte de Pelé.
"Demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou", afirma a nota.
"O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento", diz o texto.