O governo publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30) uma autorização para que assessores acompanhem o presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma viagem para Miami entre 1 e 30 de janeiro.
Estão autorizados a viajar com o mandatário quatro dos oito nomes que foram nomeados para serem assessores de Bolsonaro após ele deixar o governo.
Leia Mais
Bolsonaro: 'Falta de liberdade que estamos vivendo prejudica a democracia'Bolsonaro em última live: 'Nada justifica essa tentativa de ato terrorista'Pastores se decepcionam com omissão de Bolsonaro pós-derrotaVídeo com avião de Bolsonaro indo embora do Brasil viralizaBolsonaro viaja para os EUA e não passará faixa a LulaBolsonaro cita 'novo governo', e bolsonaristas se decepcionamO presidente diz a pessoas próximas que não quer passar a faixa presidencial na cerimônia em que o petista assumirão o governo federal.
Leia também: Bolsonaro pode ter renda mensal de quase R$ 100 mil fora da presidência.
Pelo despacho, quatro nomes acompanharão Bolsonaro na viagem durante janeiro, cada assessor em um período diferente do mês.
Irá aos Estados Unidos Max Guilherme Machado de Moura, que é subtenente da PM do Rio de Janeiro e uma das pessoas mais próximas do mandatário. Chegou a disputar vaga para deputado federal este ano, mas obteve 9.489 votos e não foi eleito.
Lives
Outro indicado a acompanhar a viagem é Sérgio Cordeiro. Foi na casa dele que Bolsonaro fez suas lives durante as eleições após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibir o presidente de usar seu imóvel funcional para fazer as transmissões. Completam a lista Osmar Crivelatti e Ricardo Dias.
Leia também: Advogados aconselharam Bolsonaro a sair do país antes da posse de Lula.
"Resolve autorizar o afastamento do país dos servidores nomeados para compor o apoio a ex-presidentes da República da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em agenda internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1º a 30 de janeiro de 2023".