O avião presidencial decolou para Orlando, nos Estados Unidos, às 14h02 desta sexta-feira, segundo o sistema de monitoramento do tráfego aéreo. Com isso, ao deixar o espaço aéreo brasileiro, ele deixa de ser o presidente do Brasil e o cargo passa para o vice, Hamilton Mourão (Republicanos).
Leia Mais
Bolsonaro cita 'novo governo', e bolsonaristas se decepcionamAssessores recebem aval para acompanhar Bolsonaro nos EUA Bolsonaro chora em última live: 'Jamais esperava chegar até aqui'Bolsonaro: 'Falta de liberdade que estamos vivendo prejudica a democracia'Twitter bloqueia conta de Rodrigo Constantino após pedido da JustiçaPM atende ocorrência de ameaça de bomba próximo ao STFLula publica música: 'Tá na hora do Jair embora'Depois, Bolsonaro deve partir para Miami. Publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30/12) autorizou a atuação de cinco assessores em uma "agenda internacional" com Bolsonaro entre o dia 1º de janeiro e 30 de janeiro.
Com isso, Bolsonaro deve ficar fora do país até, pelo menos, 30 de janeiro. Ainda não há informações sobre como e quando será o retorno dele ao Brasil, já que, por ter deixado a presidência, Bolsonaro não poderá mais usar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) — a não ser que Lula autorize.
Bolsonaro não comunicou Hamilton Mourão sobre a saída do Brasil. Com isso, ficará sob responsabilidade de Mourão a passagem de faixa para Lula, tarefa que o vice-presidente já anunciou que não cumprirá. O PT ainda não comunicou como será feita a passagem de faixa para o presidente eleito.