O vice-presidente, Hamilton Mourão, fará um pronunciamento de sete minutos em cadeia nacional às 20h deste sábado (31/12).
O presidente Jair Bolsonaro (PL)deixou o Brasil nesta sexta (30/12), e Mourão assumiu como chefe do Executivo em exercício. O pronunciamento ocorrerá na véspera da posse do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia Mais
Bolsonaro: 'Ninguém quer partir para o confronto'Bolsonaro: 'Busquei uma saída dentro das quatro linhas'Bolsonaro cita 'novo governo', e bolsonaristas se decepcionamPosse de Lula: confira horários dos eventos do cerimonial e dos showsLewandowski arquiva pedido de investigação sobre atos de BolsonaroTwitter bloqueia conta de Rodrigo Constantino após pedido da JustiçaPolícia Militar descarta suspeita de bomba em lixeira perto do STF
- Leia também: Lula publica música: 'Tá na hora do Jair embora'
O atual vice-presidente elegeu-se senador pelo Rio Grande do Sul nas eleições deste ano. Ele entrou em atritos com Bolsonaro durante o mandato, e o chefe do Executivo escolheu o general da reserva Braga Netto para ser seu colega de chapa.
Apesar disso, Bolsonaro apoiou Mourão no pleito gaúcho. Antes de embarcar para os EUA, o presidente fez uma live de despedida nas redes sociais.
No vídeo transmitido ao vivo, o mandatário condenou a tentativa de um ato terrorista em Brasília, criticou a montagem do governo Lula (PT), repetiu o discurso de ser perseguido, ensaiou uma fala como líder da oposição e defendeu os atos antidemocráticos pelo país.
"É um governo que começa capenga", disse Bolsonaro sobre a gestão petista que se inicia neste domingo (1º/1). O presidente ainda ensaiou um discurso de oposição ao governo Lula, o que vinha evitando em sua reclusão após a derrota de outubro.