A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1°/1), se tornou destaque nos principais jornais do mundo. Publicações da América do Norte, América-Latina, Oceania, Europa e Ásia apresentaram destaques da cerimônia e contextualizaram a conjuntura política sobre a posse — além da ausência de Jair Bolsonaro (PL).
Leia Mais
Como fica a relação entre Brasil e EUA após posse de LulaPF derruba quatro drones na Esplanada dos Ministérios durante posse de LulaPosse de Lula termina sem ocorrências graves após temor com segurançaApoiadores de Lula abrem bandeirão do Brasil durante a posse do presidentePetista de Araxá que desapareceu durante posse de Lula é localizadoZé Silva: 'Brasil é gigante do agro, mas pode ser gigante muito maior'Decreto de Zema exonera servidores comissionados do governo de MinasHaddad é o primeiro ministro do governo Lula a tomar posseLula publica decreto que revoga acesso às armas e munições; veja o que mudaQuanto Bolsonaro vai ganhar agora que deixou Presidência?Regina Duarte sobre Bolsonaro: 'Não se pode esquecer o que ele fez'Alckmin vira meme por participação na posse: 'O homem mais feliz do Brasil'Al Jazeera (Catar)
Um dos maiores jornais do Oriente Médio, o Al Jazeera destaca a posse de Lula como a manchete principal. No título, a publicação aponta que Lula chega ao poder em meio a um país dividido e com forte esquema de segurança.
The Sydney Morning Herald (Austrália)
O maior jornal da Oceania, o The Sydney morning Herald destaque que Lula chegou ao poder de forma apertada nas eleições e que os manifestantes bolsonaristas pressionaram contra a posse de Lula por dias.
The Guardian (Inglaterra)
Um dos maiores jornais britânicos, o The guardian também destacou a posse de Lula na manchete principal da home. A publicação indica o discurso de Lula, em especial o fato do novo presidente ter chamado o governo Bolsonaro de “devastador”.
Le monde (França)
“Lula é empossado como presidente do Brasil pela terceira vez”. A manchete do tradicional Le monde, um grande jornal francês, destaca a volta do presidente ao poder pela terceira vez. A publicação também resgatou um trecho do discurso de Lula que fala sobre a “reconstrução do país”.
Clarín (Argentina)
Um dos maiores jornais argentinos, o Clarín não apostou na posse de Lula na manchete, mas escolheu um destaque de paralelos. Em um bloco de notícias mostra o discurso de Lula no Congresso, no outro mostra a nova rotina de Bolsonaro nos Estados Unidos.
Leia também: Posse de Lula foi prestigiada por 73 delegações estrangeiras; veja detalhes.
Leia também: Posse de Lula foi prestigiada por 73 delegações estrangeiras; veja detalhes.
The New York Times (EUA)
A posse do presidente Lula ocupou a manchete principal em um dos maiores e mais tradicionais jornais dos Estados Unidos: o The New York Times. A publicação apontou que enquanto Lula tomava posse, Bolsonaro estava na Flórida.
The Washington Post (EUA)
Outro importante jornal norte-americano, o The Washington Post também destacou a ausência de Bolsonaro na cerimônia de posse. Em uma matéria voltada para a história, a publicação levou em consideração a terceira posse de Lula na política brasileira.
Confira outras capas
Confira outras capas