A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1°/1), se tornou destaque nos principais jornais do mundo. Publicações da América do Norte, América-Latina, Oceania, Europa e Ásia apresentaram destaques da cerimônia e contextualizaram a conjuntura política sobre a posse — além da ausência de Jair Bolsonaro (PL).
Al Jazeera (Catar)
Um dos maiores jornais do Oriente Médio, o Al Jazeera destaca a posse de Lula como a manchete principal. No título, a publicação aponta que Lula chega ao poder em meio a um país dividido e com forte esquema de segurança.
The Sydney Morning Herald (Austrália)
O maior jornal da Oceania, o The Sydney morning Herald destaque que Lula chegou ao poder de forma apertada nas eleições e que os manifestantes bolsonaristas pressionaram contra a posse de Lula por dias.
The Guardian (Inglaterra)
Um dos maiores jornais britânicos, o The guardian também destacou a posse de Lula na manchete principal da home. A publicação indica o discurso de Lula, em especial o fato do novo presidente ter chamado o governo Bolsonaro de “devastador”.
Le monde (França)
“Lula é empossado como presidente do Brasil pela terceira vez”. A manchete do tradicional Le monde, um grande jornal francês, destaca a volta do presidente ao poder pela terceira vez. A publicação também resgatou um trecho do discurso de Lula que fala sobre a “reconstrução do país”.
Clarín (Argentina)
Um dos maiores jornais argentinos, o Clarín não apostou na posse de Lula na manchete, mas escolheu um destaque de paralelos. Em um bloco de notícias mostra o discurso de Lula no Congresso, no outro mostra a nova rotina de Bolsonaro nos Estados Unidos.
Leia também: Posse de Lula foi prestigiada por 73 delegações estrangeiras; veja detalhes.
Leia também: Posse de Lula foi prestigiada por 73 delegações estrangeiras; veja detalhes.
The New York Times (EUA)
A posse do presidente Lula ocupou a manchete principal em um dos maiores e mais tradicionais jornais dos Estados Unidos: o The New York Times. A publicação apontou que enquanto Lula tomava posse, Bolsonaro estava na Flórida.
The Washington Post (EUA)
Outro importante jornal norte-americano, o The Washington Post também destacou a ausência de Bolsonaro na cerimônia de posse. Em uma matéria voltada para a história, a publicação levou em consideração a terceira posse de Lula na política brasileira.
Confira outras capas
Confira outras capas