O senador eleito Sergio Moro (União) foi às redes sociais cobrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) medidas de combate a corrupção no país. Isso porque, segundo ele, em momento algum Lula falou sobre o combate à corrupção em seu discurso de posse.
"Não quero atrapalhar a festa, mas, em algum momento, vocês ouviram Lula falar em combater a corrupção nos seus discursos de ontem?", escreveu Moro em seu Twitter.
Não quero atrapalhar a festa, mas, em algum momento, vocês ouviram Lula falar em combater a corrupção nos seus discursos de ontem?
%u2014 Sergio Moro (@SF_Moro) January 2, 2023
Moro ressaltou diversas vezes seu posicionamento contra Lula e chegou a se aliar novamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), relação a qual havia sido rompida em 2020, quando Moro deixou o Ministério da Justiça.
Durante toda a campanha eleitoral, A relação do petista e do ex-juiz federal não é das melhores há um tempo. Moro, um dos nomes mais conhecidos da Operação Lava Jato, foi o responsável por ter condenado Lula por corrupção.
Após 580 dias detido, Lula deixou a prisão quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o cumprimento da pena deve ser iniciado após o esgotamento de todos os recursos, opondo-se à prisão após condenação em 2ª instância.
Na época, Lula ainda tinha recursos pendentes de análise nas instâncias superiores.
Posteriormente, a Corte anulou as condenações de Lula por considerar que o ex-Juiz Federal Sergio Moro atuou parcialmente no julgamento do petista. O STF ainda entendeu que a tramitação do processo ocorreu em jurisdição incompetente para o julgamento do caso.
A ex-deputada federal Manuela d'Ávila ao ver a publicação, alfinetou Moro relembrando o processo contra o presidente. "Acho que machucou quando ele falou que todos vão responder por seus erros, seguindo o devido processo legal, né?", disparou.
Acho que machucou quando ele falou que todos vão responder por seus erros, seguindo o devido processo legal, né?
%u2014 Manuela (@ManuelaDavila) January 2, 2023