A jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, da TV Globo, emocionou-se após uma reportagem que mostrou o discurso realizado nesta terça-feira (3/1) por Silvio Almeida, recém-empossado ministro dos Direitos Humanos.
Em sua fala, Silvio, que é advogado, professor de Direito e filósofo, ressaltou o compromisso com a valorização e o reconhecimento aos trabalhadores, mulheres, negros, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, povos originários e idosos. O pronunciamento emocionou os presentes e também a apresentadora.
"Quero ser ministro de um país que ponha a vida e a dignidade humana em primeiro lugar", ressaltou o advogado em seu primeira fala à frente do cargo.
LEIA - Ministro das Cidades: Lula pediu Minha Casa, Minha Vida com varanda
Almeida aproveitou para fazer sinalizações à construção de políticas públicas em parceria com outras pastas, como o Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino (PSB-MA).
Ministério dividido
Na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a pasta de Direitos Humanos era ligada à Mulher e Família, sendo comandada em grande parte do tempo por Damares Alves (Republicanos), eleita senadora pelo Distrito Federal.
Leia Mais
Marinho toma posse no Trabalho e promete valorização permanente do salárioNísia Trindade assina 'revogaço' de medidas que ferem direitos humanosNova ministra da Saúde, Nísia Trindade critica negacionismo de BolsonaroMargareth diz que Cultura ficou sem dinheiro até para pegar um aviãoEle criticou a tentativa de extinção por parte do governo de Jair Bolsonaro da Comissão de Mortos e Desaparecidos, cuja função era ocalizar e reconhecer pessoas que desapareceram na ditadura militar brasileira.
"A gestão anterior tentou extinguir a Comissão de Mortos e Desaparecidos, não conseguiu. Todo ato ilegal, baseado e praticado no ódio e no preconceito, será revisto por mim e pelo presidente Lula".
Enquanto Silvio Almeida conduzirá a pasta dos Direitos Humanos no mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cida Gonçalves será a responsável pelo Ministério das Mulheres.