O youtuber e influenciador digital Felipe Neto denunciou, em seu perfil no Twitter, uma informação falsa sobre os ministros escolhidos por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma sequência de publicações, ele afirma que grupos bolsonaristas estão divulgando uma lista de processos na Justiça aos quais os escolhidos do petista respondem com números que não condizem a acusações reais feitas aos ministros.
Leia Mais
Freixo anuncia saída do PSB e vai em direção ao PTBolsonaro volta a divulgar medidas de governo e ignorar posse de LulaApós fala de Lupi, Rui e Padilha negam revisão de Reforma da PrevidênciaMalhação de Judas em Juiz de Fora tem boneco de Felipe NetoFelipe Neto diz ter sido perseguido e ameaçado por bolsonarista em ParisFotógrafo é agredido em acampamento bolsonarista em BHMarina Silva manda indireta a Salles durante posse: 'Boiadas passaram'Marina Silva condiciona desmatamento zero a Nobel da Paz a LulaO texto vem acompanhado da imagem de uma lista que aponta mais de 2 mil processos sendo respondidos pelos ministros na Justiça.
O youtuber prossegue explicando que a lista foi feita a partir de uma busca pelos ministros no site JusBrasil, que informa o número de processos ligados ao nome pesquisado, não importando se a pessoa em questão esteja envolvida no caso como advogado, acusador ou apenas citado nos autos. Ele cita também uma checagem da informação falsa divulgada em grupos de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) publicada pelo Portal Terra.
Felipe Neto x bolsonarismo
Felipe Neto dá como exemplo o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, que aparece com mais de 500 resultados para busca no JusBrasil. O escolhido por Lula para liderar a pasta é advogado, portanto, participa de vários processos, o que não significa que foi acusado por tal quantidade de crimes.Antigo crítico do Partido dos Trabalhadores, Felipe Neto foi uma das principais vozes de apoio à campanha de Lula em 2022, em oposição a Bolsonaro e seus apoiadores.