O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) extinguiu o Pátria Voluntária, programa pilotado pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
Desde 2019, a ação era coordenada pela secretaria-executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, abrigada na Casa Civil. O decreto 11.329 de 1º de janeiro de 2023, que estabelece a nova estrutura da pasta, acabou com a secretaria e o programa.
Leia Mais
PT elege Zeca Dirceu para líder na Câmara e acerta revezamentoJornalista pergunta sobre moeda única e Haddad dispara: 'Vai se informar'Tebet diz que deixará 'divergências' com Lula 'para depois'Governo Lula aciona EUA e Interpol por extradição de Allan dos SantosJanja diz que não quer ser chamada de 'primeira-dama'Janja ressalta que a ideia de o 'povo' entregar faixa a Lula foi delaDeputados de Minas pedem a Lula que revogue privatização do metrô de BH
Leia mais: Bolsonaro publica vídeo em supermercado e apoiadores acham que é um 'sinal'
O Pátria Voluntária foi criado em julho de 2019 e era tocado por Michelle Bolsonaro. De acordo com dados da página oficial, ajudou a viabilizar doações para 1,2 milhão de beneficiários diretos e 3,1 milhões indiretos.
Ele tem como objetivo fomentar a prática do voluntariado e estimular o crescimento do terceiro setor, arrecadando dinheiro de instituições privadas e repassando para organizações sociais.
Uma das últimas ações do programa foi um almoço de Natal no ano passado oferecido por Michelle no Palácio da Alvorada.