O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil foi “semidestruído” na era Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita na primeira reunião ministerial, que acontece hoje (06/01), com os 37 ministros, no Palácio do Planalto.
Lula ressaltou que as políticas feitas pelas gestões anteriores do PT, tais como sociais, educacionais, de saúde e outras foram paralisadas pelo último governo. O presidente entregou aos ministros um documento feito pela coordenação de transição, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que constam características de cada pasta que devem ser “reformuladas” pelos novos membros.
“A gente vai ter que reconstruir esse país. Quem já leu o material feito da coordenação da transição realizada pelo companheiro (Geraldo) Alckmin percebeu que este país foi semidestruído naquilo que foram as políticas sociais, educacionais, de saúde que nós fizemos, políticas de investimentos tanto em rodovias e ferrovias, quanto do ‘Minha Casa, Minha Vida’, tudo isso foi paralisado”, disse o presidente.
A reunião, que começou aproximadamente às 10h, tem previsão de término para depois do horário de almoço. Somente os pronunciamentos de Lula e Alckmin foram transmitidos pela imprensa. O conteúdo da reunião será discutido a portas fechadas.