O Congresso Nacional está sendo depredado por bolsonaristas neste domingo (8/1). Imagens que circulam nas redes sociais mostram estilhaços de vidro por todo o local. No Palácio do Planalto, eles já destruíram cadeiras, mesas e vidros.
invadiram o local em protesto contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e clamam por uma intervenção militar no país.
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) O plenário do @STF_oficial completamente destruído por terroristas a mando do Bolsonaro pic.twitter.com/NiU076FhWY
— George Marques %uEA00%uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@GeorgMarques) January 8, 2023
Grades foram colocadas para conter os manifestantes, mas elas não foram suficientes para barrar os extremistas.
"A polícia não conseguiu conter o povo. Quebraram as janelas, quebraram tudo. Entraram dentro da casa", narra um homem, não identificado.
Foram aproximadamente 100 ônibus, com cerca de 3.900 pessoas, que saíram de acampamentos em frente ao "QG do Exército" em direção a Esplanada para a manifestação.
Segundo os grupos de Telegram, onde o grupo radical se organiza, a ordem é invadir o Supremo Tribunal Federal (STF), na esperança de que seja instaurado um estado de sítio.