Diante da invasão aos prédios federais da Praça dos Três Poderes, em Brasília, um perfil foi criado no Instagram para identificar alguns dos invasores. A conta leva o nome de Contragolpe Brasil e foi criada nesse domingo (8), dia em que Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República.
"Perfil para a identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!. Não temos conta em nenhuma outra rede social", consta na descrição do perfil @contragolpebrasil.
Leia Mais
Jair Bolsonaro é internado em Orlando com dores abdominais Zema considera afastamento de Ibaneis 'arbitrário' e defende governadorSTF: exemplar original da Constituição Federal está intacto em museuDeputada da ALMG quer a exoneração de reitor que defendeu atos golpistasDiante de atos golpistas, ministério garante abastecimento de combustíveisGoverno do DF disse a vice do Senado que invasão estava 'sob controle'Presidente do Tribunal de Justiça de MG repudia invasão em BrasíliaVídeo: PMs liberaram passagem a terroristas no CongressoMargareth Menezes se reúne com Iphan para 'reconstruir o que foi violado'Com mais de 100 publicações, a conta afirmou que foi limitada pelo Instagram de seguir com mais posts. O perfil divulgou no Story que o Ministério da Justiça e da Segurança Pública criou um canal de denúncias para auxiliar na identificação dos terroristas.
A invasão, que ocorreu na tarde desse domingo, culminou na destruição de diversas áreas dos prédios federais. Os bolsonaristas ainda não aceitaram a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022.
Na ocasião, o então presidente da República não foi reeleito ao ser derrotado por Lula (PT) no segundo turno, em 30 de outubro, por 50,9% dos votos válidos a 49,1%. Lula tomou posse como presidente em 1º de janeiro.