Jornal Estado de Minas

BRASÍLIA

Perfil no Instagram identifica participantes da invasão aos Três Poderes

Diante da invasão aos prédios federais da Praça dos Três Poderes, em Brasília, um perfil foi criado no Instagram para identificar alguns dos invasores. A conta leva o nome de Contragolpe Brasil e foi criada nesse domingo (8), dia em que Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República.





"Perfil para a identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!. Não temos conta em nenhuma outra rede social", consta na descrição do perfil @contragolpebrasil.

Até 14h desta segunda-feira (9), o perfil se aproximava de um milhão de seguidores, com 827 mil seguidores. A conta segue somente um perfil: @midianinja.

Com mais de 100 publicações, a conta afirmou que foi limitada pelo Instagram de seguir com mais posts. O perfil divulgou no Story que o Ministério da Justiça e da Segurança Pública criou um canal de denúncias para auxiliar na identificação dos terroristas.

A invasão, que ocorreu na tarde desse domingo, culminou na destruição de diversas áreas dos prédios federais. Os bolsonaristas ainda não aceitaram a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022.

Na ocasião, o então presidente da República não foi reeleito ao ser derrotado por Lula (PT) no segundo turno, em 30 de outubro, por 50,9% dos votos válidos a 49,1%. Lula tomou posse como presidente em 1º de janeiro.