Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho repudiou nesta segunda-feira (9) a destruição que apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República, causaram em Brasília, no Distrito Federal.
Na tarde desse domingo (8), bolsonaristas invadiram Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto e destruíram diversos pontos dos edifícios.
"O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, em nome do Poder Judiciário mineiro, repudia veementemente os ataques antidemocráticos que resultaram em invasões e depredações ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. Tais ações, intoleráveis e inadmissíveis, afrontam o Estado Democrático de Direito e devem ser apuradas, para responsabilização dos culpados", divulgou o TJMG.
A invasão, que ocorreu na tarde desse domingo, culminou na destruição de diversas áreas dos prédios federais. Os bolsonaristas ainda não aceitaram a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022.
Na ocasião, o então presidente da República não foi reeleito ao ser derrotado por Lula (PT) no segundo turno, em 30 de outubro, por 50,9% dos votos válidos a 49,1%. Lula tomou posse como presidente em 1º de janeiro.