Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo bolsonaristas lotando um ônibus que saiu de Ipatinga para Brasília para participação nos atos golpistas do último domingo (8/1). Nas imagens, um homem filma os passageiros e afirma que o veículo está deixando a cidade no Vale do Aço no sábado (7/1) rumo à capital federal.
Durante a filmagem, o homem, que circula no corredor do ônibus, se refere aos passageiros como ‘guerreiros patriotas’. Ele também repete diversas vezes a expressão “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, lema repetido reiteradamente por Jair Bolsonaro (PL) desde a a campanha presidencial de 2018
Na gravação, os ocupantes do ônibus também gritam “vamos invadir Brasília” e a frase é repetida por outros manifestantes. Desde o fim da eleição presidencial, grupos bolsonaristas protestam por todo o Brasil contra o resultado democrático das urnas. O movimento se iniciou com o fechamento de rodovias, se perpetuou com acampamentos em frente a quartéis do exército e culminou na invasão da sede dos poderes na capital federal.
A reportagem consultou a Polícia Federal para saber se algum dos ônibus detidos durante a operação de segurança que sucedeu os ataques terroristas em Brasília partiu de Ipatinga. Até a última atualização desta matéria, não houve resposta. A cidade do Vale do Aço deu vitória a Bolsonaro nas eleições com 65,12% dos votos válidos no segundo turno.
Em entrevista nesta segunda, o ministro da Justiça, Flávio Dino informou que 40 ônibus foram apreendidos nos arredores de Brasília e havia pessoas armadas em um deles. Mais de 1200 pessoas já foram detidas por participarem dos atos de vandalismo.