Na tarde desta segunda-feira (9/1), os últimos manifestantes que pediam intervenção militar na porta do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deixaram o acampamento que estava montado há mais de dois meses. O movimento já vinha se enfraquecendo desde o início de 2023.
Na tarde de hoje, debaixo de muita chuva, os manifestantes desmontaram as últimas barracas. A Polícia Militar (PM) acompanhou a saída e foi informada de que os bolsonaristas sairiam sem qualquer intervenção. Não houve necessidade de força.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na madrugada desta segunda, que esse tipo de acampamento bolsonaristas fossem desmobilizados em até 24 horas.
A determinação veio depois de invasões as sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), por terroristas que depredaram os prédios públicos. Existe a investigação de que muitos dos envolvidos nas ações de vandalismo estejam ligadas a vários desses acampamentos pelo Brasil e que se deslocaram para a capital federal no fim de semana.