Terroristas bolsonaristas destruíram parte do acervo artístico e arquitetônico do Palácio do Planalto, no último domingo (8/1). São pinturas, esculturas e móveis vandalizados, que, segundo levantamento preliminar da Presidência, representam um prejuízo de R$ 8,5 milhões.
Enquanto o governo federal faz as contas do estrago da invasão bolsonarista, as redes sociais apontam como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não impediu os ataques. Além disso, na última semana, a primeira-dama Janja Lula da Silva apontou estragos deixados pela última gestão em obras de arte e mobiliário do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.
Para completar, os internautas resgatam uma entrevista da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em que ela falava do cuidado que tinha com o acervo da morada dos líderes do Executivo brasileiro. Ela, que morava com o neto Gabriel, então criança, contou, em entrevista ao jornal O Globo, em 2014, como era a relação.
Leia Mais
Janja agradece equipe que faz a limpeza do Planalto: 'Um brinco'Terrorismo em Brasília: recuperação do Senado deve custar até R$ 4 milhõesBolsonaristas confiam que há 'grande plano' em curso, diz pesquisador de grupos radicaisDilma pula ao som de 'olê, olê, olê, olá, Lula' e vídeo viralizaAs imagens do momento, que foram exibidas pelo Fantástico, da TV Globo, também foram resgatadas pela internet, que clama o “cuidado de Dilma com o Patrimônio Público”. “A diferença entre nós e eles”, comentou um internauta, comparando a destruição bolsonarista com a fala de Dilma.
“Do fundo do meu coração, sem falar sobre partido, sobre esquerda ou direita, a consciência política e de respeito que ela tinha e tem pelo Brasil e pelo povo brasileiro é exemplar”, apontou outro perfil. Entre os comentários, muitos exaltam a figura de Dilma, tanto como política quanto mãe e avó.