O presidente Lula (PT) chamou nesta quarta-feira (11) de "pessoas alopradas" os apoiadores do antecessor Jair Bolsonaro (PL) que invadiram no último domingo (8) a Praça dos Três Poderes, em Brasília. A declaração de Lula foi dada durante reunião com o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e demais parlamentares.
"Penso que o que aconteceu aqui, eu até não gostaria de pensar em golpe. Até gostaria de pensar em uma coisa menor, quem sabe um grupo de pessoas alopradas que ainda não entenderam que a eleição acabou, que ainda não querem aceitar que a urna eletrônica é possivelmente o modelo mais perfeito que a gente tem, em todos os países do mundo", afirmou Lula.
Na tarde de domingo, milhares de bolsonaristas invadiram os prédios da Praça dos Três Poderes, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), além de alguns ministérios. Em meio à invasão, houve destruição de móveis, vidraças, depredações, pichações e até fezes e urina em alguns espaços por parte dos golpistas.
Os bolsonaristas ainda não aceitaram a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022. Na ocasião, o então presidente da República não foi reeleito ao ser derrotado por Lula no segundo turno, em 30 de outubro, por 50,9% dos votos válidos a 49,1%. Lula tomou posse como presidente em 1º de janeiro de 2023.