O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que tem o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. E, para isso, vai precisar da ajuda das Forças Armadas e da Polícia Federal.
em entrevista à GloboNews. De acordo com o presidente, as duas forças estatais serão importantes para resolver “definitivamente” o problema do desmatamento no Brasil.
A declaração foi dada na quarta-feira (18/01), A questão climática hoje é uma necessidade para preservar a espécie humana. E todo o mundo tem que ter responsabilidade. Vamos discutir com as forças armadas um trabalho mais eficaz. O compromisso que temos é desmatamento zero na Amazônia até 2030.
%u2014 Lula (@LulaOficial) January 18, 2023
“O compromisso é, até 2030, ter desmatamento zero na Amazônia. E eu vou buscar isso a ferro e fogo. E vou precisar das Forças Armadas, vou precisar da Polícia Federal (...), para que a gente possa resolver esse problema definitivamente no Brasil", disse Lula.
O presidente também ressaltou que está tentando marcar uma reunião com os presidentes dos países amazônicos: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, para discutir uma "política continental" de preservação do bioma.