realizada na manhã desta quinta-feira (19/1), era discutir "novas perspectivas do Ensino Superior do país". Ao criticar a gestão anterior, Lula disse que a iniciativa do novo governo simboliza a "saída das trevas para a luz".
O intuito da reunião, "Eu nunca consegui compreender qual era a dificuldade que um Presidente da República tinha de se encontrar com reitores uma vez por ano (...) e a única explicação era medo de que vocês fossem fazer reivindicações", disse Lula aos reitores.
De acordo com o presidente, ele e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enquanto ministro da Educação, no governo anterior, realizavam anualmente reuniões com os reitores para colher demandas para as instituições de ensino, avaliavam as solicitações e realizavam uma nova reunião para saber o que foi e não foi atendido.
"Tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação. (...) Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Então nós estamos começando um novo momento. Estamos saindo das trevas para voltar a luminosidade de um novo tempo", disparou Lula em referência a gestão Bolsonaro e o descaso com a educação.