As notas fiscais das despesas do cartão corporativo da Presidência da República do governo Bolsonaro começaram a ser divulgadas nesta segunda-feira (23/1) pela agência Fiquem Sabendo. Assim como os valores expressivos chamaram atenção, alguns gastos também. Entre eles, picanha, filé, camarão, nutella e Rivotril.
Os gastos com cartão vão de forma de brigadeiro, leite condensado, bombom Sonho de Valsa a salgadinho Fandangos, Doritos e materiais para festas infantis. Compras pessoais com cartão corporativo não são ilegais, porém, o recurso é disponibilizado para ações fundamentais ao governo.
Leia Mais
Bolsonaro: Michelle usou cartão de amiga por não ter limites de créditoCartão corporativo foi usado para 137 abastecimentos em motociatas de BolsonaroGastos de Bolsonaro com cartão corporativo repercutem nas redesCartão corporativo de Bolsonaro tem gastos com vinho e cachaçaAnderson Torres não vai mais depor à PF nesta segunda (23)Moro sobre moeda comum sul-americana: 'PT segue sem rumo'Ex-comandante do Exército ameaçou chefe da PM do DF: 'Tenho mais tropa'Picanha
De acordo com as notas fiscais reveladas pela agência Fiquem Sabendo e antecipadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 7 de junho de 2019, por exemplo, Bolsonaro comprou 6,3 kg de picanha Maturatta, 15 kg de filé mignon sem cordão e peças de costela defumada.
Em abril de 2019, Bolsonaro também usou o cartão para comprar 4,2 kg de camarão rosa, 7,2 kg de bacalhau e 10,8 kg de filé de robalo.
Em um ano, o presidente realizou, no mínimo, 14 compras de picanha, 47 de filé mignon e 15 de bacalhau.
De acordo a análise dos dados, essas despesas eram frequentes e às vezes aconteciam mais do que uma vez na semana.
Alta gastronomia
Com base na análise das notas fiscais, foi constatado que o ex-presidente realizou 1.200 compras no 'La Palma', mercado gourmet de Brasília com produtos para alta gastronomia, ao longo de todo o mandato.
Só no Outback, rede de restaurantes, Bolsonaro gastou, ao todo, R$ 5,7 mil com 19 idas ao estabelecimento. O valor equivale a uma média de R$ 300 por vez.
Remédios
Medicamentos para depressão e ansiedade - como o Rivotril - também estão presentes nas notas fiscais. Nos documentos, as receitas médicas do ex-presidente estão anexadas.
Festa infantil
No primeiro mês de mandato de Bolsonaro, o ex-presidente realizou uma festa infantil. Os documentos fiscais não constam para quem a festa foi direcionada, mas a lista de compras tinha línguas de sogras e enfeites.
Notas fiscais
De acordo com a agência, as notas fiscais só existem em cópias físicas e até o momento a Fiquem Sabendo escaneou cerca de 20% (aproximadamente 2,6 mil páginas) do material do governo federal. Os documentos foram liberados à agência pela LAI (Lei de Acesso à Informação).
Neste momento, as notas fiscais já deveriam estar disponibilizadas na internet, mas elas se encontram apenas em um prédio do governo federal, a 700 metros do Palácio do Planalto, em Brasília. Conforme a agência, os documentos estão arquivados em caixas de papéis e muitas das notas estão praticamente apagadas e difíceis de ler.
"Durante todo o tempo em que estivemos no espaço para copiar os documentos havia supervisão de servidores", disse a agência.