Jornal Estado de Minas

BRASÍLIA

Lula oferece BNDES aos governadores para obras nos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (27/1), durante uma reunião com os 27 governadores, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está à disposição deles para obras nos respectivos estados.





 

"Cada governador ou cada governadora tem uma obra na cabeça que é a obra do seu sonho, que é a obra principal para um estado ou região e nós queremos compartilhar com vocês a possibilidade de repartir o sacrifício de fazer uma obra desta. Eu pretendo fazer com que o BNDES volte a ser um banco de desenvolvimento e para isso ele tem que ter paciência e competência de, se for necessário, emprestar dinheiro para que governadores possam concluir obras consideradas inevitáveis para o estado. Esse é o papel do BNDES. Foi no meu governo e voltará a ser", declarou Lula.

 

Nessa quinta-feira (26/1), chefes dos Executivos estaduais fizeram, na capital federal, uma reunião prévia ao encontro com Lula. O governador mineiro Romeu Zema (Novo) participou da conferência preliminar e vai estar, também, na agenda desta sexta-feira.

 

Como antecipou o Estado de Minas, Zema levou na mala material detalhando as obras federais consideradas prioritárias para Minas Gerais.

O governador vai conversar com Lula sobre a necessidade de conceder, à iniciativa privada, trechos das BRs 381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, e 262, entre a Grande BH e o Espírito Santo. A BR-262, aliás, deve pautar, também, as reivindicações levadas pelo governador capixaba, Renato Casagrande (PSB).