O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) confirmou favoritismo e foi reeleito na tarde desta quarta-feira (1/2) presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2023-2024. Ele venceu Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Chico Alencar (Psol-RJ) com 464 votos dos 513 parlamentares - precisava da maioria simples, 257.
Leia Mais
Doze ministros de Lula tomam posse no Congresso NacionalPai de Lira desmaia durante a posse na Câmara e ele deixa a cerimôniaNikolas na posse da Câmara: 'Paz não vai ter, vai ter guerra'Câmara de BH tem novos vereadores e discussão ideológica em retornoApós reeleição na Câmara, Lira se emociona ao citar o paiEstreia na Câmara: o que disseram os deputados mineiros na posseEm 2022, o deputado apoiou a reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, desde a vitória de Lula, ele teve diversas reuniões com o petista.
"Nunca fiz críticas ao presidente Lula, nem pessoais, nem políticas. Eu as rebatia quando vinham críticas a respeito do Orçamento. Eu fazia isso de maneira muito clara. Nada na política interfere. No meu ponto de vista, eu não deixo que os problemas locais de Alagoas interfiram no discernimento do que é melhor para o país e para os partidos", garantiu Lira, em entrevista à GloboNews. "A relação com Lula é tranquila, é amistosa", emendou.
Arthur Lira, de 53 anos, tem longa carreira política. Ele foi vereador de Maceió, capital de Alagoas, entre 1993 e 1998, deputado estadual de Alagoas de 1999 a 2010 e, desde 2011, é deputado federal.