O deputado federal André Janones (Avante-MG) celebrou a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como presidente do Senado, concretizada nesta quarta-feira (1). Segundo Janones, reconduzido ao posto de deputado também nesta quarta, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) transformaram a disputa em um "quarto turno" da eleição presidencial de 2022.
Confirmada a vitória do Senador Rodrigo Pacheco, a vitória da democracia, a vitória da instituições e a derrota do Bolsonarismo no que eles transformaram em um "4 turno". Ter um congresso responsável será fundamental para reconstrução do nosso país! pic.twitter.com/PsgMimTB1a
%u2014 André Janones (@AndreJanonesAdv) February 1, 2023
"Confirmada a vitória do senador Rodrigo Pacheco, a vitória da democracia, a vitória das instituições e a derrota do bolsonarismo no que eles transformaram em um '4º turno'. Ter um Congresso responsável será fundamental para reconstrução do nosso país!", publicou o parlamentar, nas redes sociais.
Lula (PT), parceiro de Janones, foi eleito presidente no segundo turno das eleições de 2022, em 30 de outubro, com 50,9% dos votos válidos. Após o resultado definitivo do pleito, contudo, bolsonaristas passaram a ocupar quartéis e pedir a manutenção de Bolsonaro.
Em 8 de janeiro, o Brasil assistiu à invasão ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF) promovida por apoiadores de Bolsonaro. Os bolsonaristas não aceitaram a derrota do ex-presidente nas eleições de 2022.
Pacheco foi reeleito presidente do Senado para o biênio 2023-2024 ao vencer o senador Rogério Marinho (PL-RN) com 49 votos a 32 - ele precisava de 41.